Hospital São Francisco Xavier (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE)

Área Médica do Estágio: Geriatria .

Cidade do Hospital: Lisboa .
Diretor do Serviço: Dr. Luís Campos .
Contacto do Diretor do Serviço: lmcampos@chlo.min-saude.pt .
Nome do Coordenador do Estágio: Sofia Duque .
Contacto do Coordenador do Estágio: aduque@chlo.min-saude.pt .
Descrição do Estágio:

O Serviço de Medicina Interna do CHLO considera-se apto para oferecer formação em Geriatria (ESTÁGIO CLÍNICO DE GERIATRIA) através da atividade clínica assistencial prestada no âmbito da Unidade de Ortogeriatria e da Consulta Externa de Geriatria

O estágio clínico de Geriatria tem os seguintes objectivos:
− Avaliação multidisciplinar do idoso (Avaliação geriátrica global)
− Aplicação de escalas de avaliação geriátrica.
− Diagnóstico e intervenção dirigida às principais síndromes geriátricas (por exemplo: polimedicação, iatrogenia, deterioração cognitiva, desnutrição, quedas, etc)
− Gestão da multimorbilidade
− Priorização dos problemas de saúde do doente idoso.
− Treino de competências de trabalho no seio de equipa multi e interdisciplinar.
− Implementação de plano de intervenção multidisciplinar (prevenção, tratamento, manutenção ou reabilitação) sobre condições identificadas.

O Estágio Clínico de Geriatria pode ser incluído no plano de internato médico da Formação Específica de Medicina Interna e para certificação de competência de Geriatria pela Ordem dos Médicos, a qual requer estágio clínico com a duração mínima de 300 horas. A duração recomendada do estágio é de 3 a 6 meses.

Podem também candidatar-se ao Estágio Clínico de Geriatria, médicos internos ou especialistas de outras especialidades médicas, cujo contacto com o doente idoso justifica a aquisição de competências específicas de Geriatria, podendo neste caso a duração do estágio ser inferior face ao regulamento do plano de internato de cada especialidade.

Duração Mínima do Estágio: 3 meses
Pré-Requisitos para optimização do Estágio: Frequência do Curso de Introdução à Geriatria organizado pelo Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (GERMI / SPMI), ou outra formação pós-graduada em Geriatria
Procedimento para marcação do estágio:

A solicitação oficial do estágio deve ser feita através de Carta de Motivação dirigida ao Diretor do Serviço de Medicina Interna (Dr. Luís Campos) e à Coordenadora da Unidade de Ortogeriatria (Dra. Sofia Duque), explicitando os objectivos do estágio, a formação prévia em Geriatria, a duração desejada do estágio e período do ano pretendido, indicando os meses preferenciais.

Contacto para marcação de Estágio: aduque@chlo.min-saude.pt
Comentários:
Imagem do local do estágio

Estágio inserido por :
Nome: Ana Sofia Baptista Duque
Email: sofia.b.duque@gmail.com

0 Comentários

Sem Comentários

Seja o primeiro a Comente este estágio